quinta-feira, 9 de julho de 2015

CÁRIE DENTÁRIA - DEFINIÇÃO/CAUSAS/TRATAMENTO.

Olá, como havia prometido antes, meu primeiro texto vai ser sobre a cárie dentária. 
Progressão da cárie dentária 
A cárie dentária, falando em uma linguagem simples, é a destruição dos tecidos dentários por ação das bactérias, especificamente por ação dos ácidos produzidos pelas mesmas. Antes de tudo, devo deixar claro que o estilo de vida da pessoa tem total influência sobre o início e progressão dessa destruição. Quando eu digo que o estilo de vida da pessoa influência, talvez venha na sua cabeça : mas do que especificamente ele está falando?  Bom, estou falando que o início  e a progressão da cárie vai ser bastante influência pelo que você COME, pelos seus HÁBITOS (ex: frequência de escovação e a maneira como escova, no caso, de maneira correta ou incorreta etc.  Você provavelmente ja deve ter escutado de algum dentista ou lido em algum lugar: ESCOVE SEUS DENTES 3X AO DIA!  DEIXE DE COMER DOCE! não é mesmo? Então, essas recomendações ocorrem por um motivo simples. A todo momento em nossa boca está ocorrendo o acúmulo de placa, que é basicamente uma massa branca formada por bactérias e produtos contidos na saliva e por restos alimentares. Essa "massa branca" deve ser removida diariamente pela escovação, uso do fio dental e do limpador de lingua. Mas o que ocorre se eu não escovar direito?? ou pior, se eu consumir alimentos doces quase diariamente??? RESPOSTA:  Como foi dito, essa placa contém bactérias que produzem ácidos e com isso  a estrutura dentária vai sendo destruída pouco a pouco. Esse é o motivo principal de ter que sempre escovar os dentes; remover essa massa branca, chamada também de biofilme/placa que é o principal fator causal da cárie. O creme dental contém em sua composição o flúor que é um mineral muito importante no controle das cáries. Como foi dito, as bactérias liberam ácidos que causam a desmineralização dos dentes, fazendo com que os elementos dentários percam cálcio e fosfato. Com a presença do flúor o cálcio e o fosfato depositados nos dentes são mais resistentes. O flúor basicamente vai criar uma resistência maior no dente  contra esses ácidos bacterianos.  (Esse é o principal motivo da fluoretação das águas e dos cremes dentais disponíveis no mercado).
Alimentos cariogênicos.
O fato de consumir doces influência pelo seguinte motivo: Ao consumir um alimento que contém sacarose/açúcar os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie, que pouco a pouco vão deteriorando o dente. Então devo eliminar o açúcar da minha dieta?? Não é necessário uma medida tão drástica, mas você pode criar hábitos que podem ser favoráveis!! Um exemplo é comer doces após o almoço e somente nesse horário. Consumindo doces apenas uma vez por dia você cria uma baixa frequência de consumo,pois quando se fala em cárie não é a quantidade o mais importante para surgir a doença e sim a FREQUÊNCIA que você come esses alimentos doces. Além de que depois do almoço nós já temos o hábito de escovar os dentes. (UNIÃO DO ÚTIL AO AGRADÁVEL).

Acho importante frisar que você deve basicamente escovar os dentes 3x ao dia, uma vez pela manhã, outra pela tarde e a MAIS IMPORTANTE é a escovação antes de DORMIR. Novamente eu explico: Durante o sono, existe uma tendência natural de ocorrer uma diminuição da quantidade de saliva, pois nós não estamos sendo estimulados por nenhum alimento, nem pela fala etc.  Com essa diminuição quantitativa da saliva o ambiente bucal se torna propício para o acúmulo de bactérias cariogênicas e isso vai levar a ocorrer tudo que já foi dito anteriormente. Um tipo de cárie bastante comum é a chamada CÁRIE DE MAMADEIRA. Essa cárie ocorre em bebês que as mães acabam não higienizando a boca deles antes de dormir ou após os mesmos mamarem durante a madrugada. É sempre importante fazer essa limpeza! 

Cáries nos sulcos e fissuras e entre os dentes.

Talvez nesse momento da leitura você já tenha criado uma  curiosidade de saber se você possui cáries e eu vou dar algumas dicas para você fazer um auto-exame. A identificação das lesões de cárie pode ser feita com uma visão direta dos dentes e também com a utilização do fio dental. Lembrando que quanto mais limpo/branco os dentes estiverem, mais fácil se torna essa identificação. Escove os dentes antes de começar a procurar. Também não se deve  abrir mão de um ambiente bem iluminado! A cárie no seu início não se apresenta com uma coloração escura e sim BRANCA. Por isso, olhe bem para seus dentes e tente identificar essas manchas brancas/acastanhadas, principalmente na porção do dente mais próxima á gengiva. Esse é o local que normalmente as manchas primeiramente ficam situadas. Não se esqueça de olhar entre os dentes e nesse momento você pode utilizar um fio dental, pois NORMALMENTE quando se tem cáries entre os dentes o fio dental prende ou sai esgarçado.
Quando a cárie está em um estágio mais avançado, ocorre o surgimento de cavidades que podem ser escuras ou amarronzadas. Normalmente os sintomas aparecem nessa fase e ficam mais presentes de acordo com a progressão da destruição.  EXs DE SINTOMAS: Dor ao mastigar alimentos doces ou ao ingerir bebidas geladas ou quentes, causando um desconforto.  Quero deixar claro que nem sempre esses sintomas ocorrem por causa da cárie e sim por outros motivos e daí surge a necessidade de procurar um DENTISTA para diagnosticar e tratar corretamente.

O tipo de tratamento escolhido para a cárie vai depender do seu estágio, podendo ser divido da seguinte maneira:

Exemplo de flúor utilizado na prevenção das cáries
Prevenção - O mais importante é prevenir e já foi explicado anteriormente como fazer isso ( Higiene oral diária correta, usando escova ideal, dentifrício fluoretado, usar uma técnica de escovação correta, que pode ser indicada pelo seu dentista e também não devemos esquecer de utilizar o fio dental e um limpador de língua.

Fase inicial da cárie dentária -  O tratamento na fase inicial que pode ser reconhecida pelo aparecimento de manchas brancas nos dentes é feito com a aplicação de flúor pelo seu dentista. Esse flúor que vai ser aplicado é mais concentrado e deve ser aplicado com cuidado (pelo dentista) e durante um certo tempo. Quando a cárie é descoberta nesse estágio é mais fácil de ser tratada e o tratamento é indolor.


Antes e depois de um procedi-
mento restaurador em cáries
dentárias.


Fase avançada da cárie dentária - Numa fase avançada, cárie profunda, no qual já ocorreu a destruição do esmalte e da dentina o tratamento é restaurador. Nessa fase pode ocorrer sensibilidade/dor ao frio e ao calor e também quando você ingerir alimentos doces.  É muito importante procurar o dentista, pois a cárie pode evoluir atingindo o nervo do dente ( polpa dentária) e causar muita dor, além de que na maioria dos casos pode ter a necessidade de fazer um canal. É comum o surgimento de abscessos, granulomas e cistos em casos de cáries não tratadas e em estágios avançados.





Dúvidas??? Críticas construtivas???

As dúvidas podem ser enviadas para: seudentistavirtual@hotmail.com ou nos comentários do blog!

Att: Walisson Rodrigues - Acadêmico do 6° período de Odontologia ( FACID-PI).

PRÓXIMO TEMA A SER ABORDADO:  CÁRIE part 02: Cárie de mamadeira.  (Esse tema foi rapidamente abordado nesse primeiro texto, mas pretendo escrever um pouco mais  sobre ele no próximo, pois se trata de um tema bastante importante , principalmente para as mamães que visitam o blog.)

Até mais!
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário